terça-feira, 17 de março de 2009

Atum Patudo - Açores













0 Aspecto físico de um atum – patudo é impressionante. A sensação com que se fica é a de que se trata de um animal dotado de uma força excepcional. Tem a forma de um míssil perfeito, de uma "máquina" preparada para nadar a uma velocidade incrível.
0 Pescador desportivo encontra na pesca ao atum patudo quase a razão da pesca, o seu espírito.
Digamos, que ter um atum – patudo no fim da linha, em desesperada euforia de captura, é um momento demasiado mágico e intenso. Ambos os contendores, pescador desportivo e atum, se valem.
Cabe ao pescador desportivo executar um trabalho extenuante, pois fazer com que um atum destes morda a amostra, depois combate-lo (100 ou 200 quilos de músculos), exige grande experiência e disciplina.
0 Menor defeito na linha, o mais pequeno mau funcionamento do carreto ou da cana, uma descoordenação entre os elementos da equipa e o skipper, e lá se vai o grande exemplar … do dia, … talvez de uma vida.
APRESENTAÇÃO
0 Atum-patudo (Thunnus obesus) é uma espécie muito robusta, com um corpo fusiforme. É muito parecido com o Atum Albacora, nadando em cardumes conjuntos. Quando jovens, estas duas espécies são difíceis de distinguir.
O dorso é azul-escuro; os flancos violáceos percorridos por uma linha longitudinal amarela; o ventre é branco amarelado apresentando no sujeito vivo pequenas faixas verticais brancas.As barbatanas e as pínulas são amarelas, estas últimas largamente bordadas de negro.
Pode atingir o tamanho máximo de 2,5 metros (250 kg). 0 Seu tamanho comum fica-se pelos 1,8 metros (100 kg).Atinge a maturidade aos 3 anos de idade.
0 Crescimento do Atum-patudo apresenta o seguinte desenvolvimento:

Comprimento (cm) .....Peso (kg)
1,411 ...............................40

2,742...............................50

20,955 ............................100

70,783 ............................150

104,815 ..........................170

124,261 ..........................180

145,965 ..........................190

210,00 ............................200

É um peixe epipelágico de águas quentes. A profundidade que frequenta ronda os 250 metros, subindo à superfície para se alimentar, quando a temperatura da água o permite. A sua alimentação é constituída por tuna grande variedade de peixes, chocos, lulas e crustáceos.
Temperatura -Mínima Temperatura Ideal -Temperatura Máxima
11 °C ...........................16,7°-23,3°C...................... 26,7°C

Distribui-se abundantemente à volta das Ilhas Canárias, Madeira e Açores, encontrando-se também nos Oceanos Pacífico e Índico. Há alguns anos, foi assinalada a presença do atum-patudo no Golfo da Gasconha, em Setembro / Outubro. PESCA
A temperatura da água ideal para se capturar o actual patudo está estudada: Muito dificilmente se conseguirá pescar um atum patudo, se a temperatura da água do mar não se situar entre os 16,7º e os 23,3º.O estado do mar ideal é mar "picado" (com vagas entre o 1,5m e os 2 metros).
O vento não deverá ultrapassar os 20 nós.As técnicas de pesca são iguais às do atum-rabilho: iscas vivas ou mortos (sardinhas e cavalas) ou amostras com cauda a imitar o polvo, de cores variadas, corricadas entre os 7 e os 10 nós. É preciso procurar o atum-patudo no limite da plataforma continental, sobre fundos de 120 a 230 metros, não muito longe do declive e das águas profundas.
Ataca brutalmente as amostras. O toque é tão violento como o do espadim -azul, mas o atum não salta, bem pelo contrário, mergulha na vertical. Quando isto acontece, obriga o pescador desportivo a esforços hercúleos. As suas fugas não apresentam a vivacidade do Atum Albacora, mas o seu suporte físico entroncado dá-lhe uma força acrescida. Atenção: é um irredutível adversário que nunca se rende, particularmente nas águas temperadas dos Açores.
0 Sinal que revela a existência de atuns é a presença de pássaros. Quando os pássaros estão altos é sinal de que há comedoria no fundo e não à superfície, o que é mau para a pesca. Só quando os pássaros estão baixos e a picar, se revela a existência de atuns.A embarcarão, deve aproximar-se e fazer a penetração na zona de comedoria dos pássaros pela frente do bando.
Quando os pássaros voam mais rasos é sinal de que há peixe grande à procura de comida

Sem comentários: