sábado, 31 de janeiro de 2009

Como, e onde pescar (spinning)?



Na ponta do fio, faz-se um nó palomar com o destrocedor de mola ou snap, depois é só colocar a amostra ou se preferirem fazem o mesmo com o cabo de aço, assim quando quiserem trocar de amostra, basta abrir o destrocedor e fazer a respectiva troca.

Para corricar todos os sitios são bons é claro que existe uns melhores que outros, pois o peixe muitas vezes encontra-se nos fundos sem mar partido, outras vezes encontra-se mesmo aos pé na rebentação, outras vezes em zona pouco profundas onde caçam na espuma das ondas, etc.
Muitas das vezes, apanha-se mais peixe mesmo encostado ao nosso pés, mesmo junto a rebentação.
A cana deverá ser lançada nunca por cima das costas, mas de lado, e com um pouco de jeito da-se uma chicotada de modo a que a ponteira da cana projecte a amostra para onde pretendemos, com a pratica consegue-se colocar a amostra onde queremos.
Depois de lançar, coloca-se a ponteira da cana para baixo de modo a que a amostra quando se corrica não saia de dentro de água. O corrico deve ser feito com calma, alternando por pequenas recuperações um pouco mais rápidas, e com alguns toques de ponteira (no caso do mar ser manso). Ao chegar a margem devemos corricar sempre um pouco mais devagar , pois muitas vezes os peixes atacam a amostra ao pé da margem.

Pescar de dia ou de noite ? Será que o peixe vê a amostra de noite? De facto o peixe quase não vê a amostra de noite, mas não deixa de ser por isso que não a ataca, pois o peixe ataca por vibração e barulho, logo pescar de dia ou de noite é igual. Nós (Amigos da Pesca) preferimos pescar de noite do que de dia, sem barulhos, sem luzes a apontar para a agua, no completo silêncio, pois só assim o peixe se aproxima dos nosso pés para caçar.


Experimentem este tipo de pesca, porque é sem dúvida uma pesca extraordinária, com muitos dias sem peixe, mas também com grandes capturas.


Abraço Amigos da Pesca

5 comentários:

Anónimo disse...

Pois é sr Diogo e Edgar, é bom ouvir os concelhos dos mais velhos. Mas fico muito contente por dois miudos se dedicarem á pesca e terem esta ideia de criarem um blog.

Gouveia disse...

Muito bom este vosso blog.

Eu tb vou para oa Açores no verão.

Que amostras costumam usar para fazer spinning ás anchovas e bicudas?

Cumps,

Antonio Gouveia.

Anónimo disse...

Desde de já quero dár os Parabéns pelo vosso blog e aseguir como sou amante da pesca é bom saber de algumas das vossas caçadas ai nos Açores!
O texto está muito bem elaborado!

Obrigado Edgar por nos dáres o endereço no forum!

Abraço para os amigos da pesca e boas caçadas!

Anónimo disse...

Edgar o blog está muito bom, parabéns para ti e para os restantes elementos!
Agora acerca do texto, o texto ou post como preferirem está muito bom e tambem sou da opinião do pescar à noite prefiro o fazer ao silêncio da noite também!
E obrigado pelo post lá no forúm a informar.nos da existência desse blog de pesca açoreano!

Fico à espera de novas actualizações...
Abraço

Anónimo disse...

Esta muito bem elaborado.
Isto sim e uma boa iniciativa.