No passado dia 16 de setembro, estava eu em almagreira, quando recebo uma chamada no telémovel ás 18H20 era o meu irmão, César Moura, a dizer: Olha é para avisares ai em terra que temos um peixe muito grande trancado e vamos chegar tarde, estavamos desde as 16H45 a trabalhar com o peixe e vamos chegar já de noite!
Então o Marco Costa e o José A. Costa perguntaram o que se estava a passar, e eu contei-lhes, e acrescentei: o Paulo e o César querem é brincadeira, eu não accredito nessa historia do peixe!
Passado cerca de meia hora, mais uma chamada,desta vez era o Paulo Reis: Nelson eu não sei se consigo trazer este peixe, fazes-me um favor, pega no barco "Paralelo" e vem ter comigo!
Ai eu não tive dúvidas, eles tinham trancado o peixe que andavamos à procura à muito tempo.
Toca a andar, eu, Marco Costa e a esposa do Paulo (Rita), lá fomos nós até 8 milhas fora da costa, com o mar a querer "engolir" o barco, chegamos lá por volta das 20H00, não tive dúvidas, o dobrar da cana, o cantar do carreto, era um peixe muito grande. Entretanto anoiteceu e continuava tudo igual, uma vez o Paulo outra vez o César na cana, o Luis, que também estava com eles, tinha dois serviços muito importantes a fazer, aguentar a lanterna e tirar àgua com um balde do barco, pois é que o mar não estava para brincadeiras.
E o tempo foi passando, e a Rita perguntava: Falta muito?, e a resposta era sempre a mesma, está igual! Até que ás 22H25 começo a ouvir uns gritos de alegria, uns palavrões, era o fim desta grande luta de 5H40, o atum estava dentro do barco!!
Era um atum com 113.5 kg, capturado com a cana da barros Scorpion Amberjack, com o fio 0.28mm whisplasch Pro, carreto o Accurate 30-spin e a amostra ffoi a Wando World 170 F.
Parabens ao Paulo Reis, César Moura e ao Luís Charolas!
Texto Nelson Moura
Abraço Amigos da Pesca!!